Follow
Português (Brasil)English (UK)
Friday, 18 February 2011 02:54

Embaixadores "A": Elisa Lobo

Written by 
Rate this item
(3 votes)

ocimar versolatoAcredito que a melhor maneira de começar apresentando o trabalho de Elisa Lobo será citando um parágrafo de um artigo que escreveu a Médica e Escritora Sonia Regina Rocha Rodrigues, da cidade de Santos, Estado de São Paulo, o qual retrata da melhor maneira o nosso pensar em relação a Elisa: "A cultura é um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades."

Elisa Lobo nasceu em Presidente Prudente - SP. Seu compromisso sempre foi o de criar oportunidades de emprego e renda em comunidades menos favorecidas através de um mercado ético e justo.

Cursou Artes Plásticas na UNB, em Brasília, e na FAAP, em São Paulo. Sua carreira tem estado voltada para o desenvolvimento de novos bordados, aplicados à alta costura e ao design, tendo trabalhado com marcas como Giovanna Baby, Cavalera, Artefacto e Firma Casa, entre outras.

Recorda-se que duas pessoas influenciaram definitivamente sua trajetória: Antonia Aparecida Pallu, sua tia-avó, pintora retratista, que desde sua primeira infância ensinou-a a apreciar o belo através da Arte, e sua mãe, Jandyra Lobo de Oliveira, sempre com uma visão politizada e consciente diante da injustiça social. Unindo esses dois alicerces sua carreira profissional não poderia ter sido outra, a de ter contribuído para a valorização humana e profissional em todos os projetos com os quais esteve envolvida.

Tendo passado ao longo da sua vida pelo desenvolvimento de inúmeras atividades sociais, e desde o 2005, em Carmo da Cachoeira -MG, vem treinando e trabalhando com um grupo de 110 bordadeiras e 10 costureiras fazendo releituras de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Debret, Gustav Klimt, Egon Schiele, Claude Monet, Van Gogh e Matisse, construídas em almofadas, tótens, painéis e poltronas que são comercializadas na cidade de São Paulo através da Artefacto e que podem ser vistas no site www.elisalobo.com. Em cada novo artista trabalhado existe a demanda de novos pontos criados para que a releitura se aproxime o mais fielmente possível da obra original, efetivando não apenas um trabalho técnico aprimorado como cultural junto a uma população sem condições de acesso às artes plásticas, como também uma extensa atividade de valorização humana.

Por este motivo é que, no I-VBA, vimos no trabalho de Elisa Lobo a Importância da Arte no Resgate Social, não somente como um agente de identificação pessoal e social, senão também ao ver como as pessoas são capazes de expandir suas potencialidades, muitas vezes ignorantes de sua própria existência. Todo o anterior faz de Elisa Lobo uma excelente Embaixadora do I-VBA na integração da Arte com bom gosto, talento, qualidade e desenvolvimento humano. Querida Elisa, seja muito bem-vinda ao I-VBA!

Read 10277 times Last modified on Sunday, 18 August 2013 19:51
Juan Manuel Valladares

Presidente Executivo
Instituto I-VBA

Website: www.ivba.org.br