Follow
Português (Brasil)English (UK)
Quinta, 08 Dezembro 2011 21:56

Embaixadores "A": Ricardo Ribenboim

Written by 
Rate this item
(1 Vote)

Ricardo RibenboimApresentar Ricardo Ribenboim não é uma tarefa fácil, simplesmente porque não sei por onde começar. Quando o conheci a empatia foi imediata por uma série de características em comum, mas claramente diferenciada pela experiência individual. Um olhar aguçado que combina a observação dos detalhes com a profundidade das formas, desde uma perspectiva interior, certamente proveniente do âmago nato de quem tem esculpido no peito: I-Think-Design.

Quando me falaram que queriam apresentar-me a quem tinha sido Diretor Superintendente e Vice-presidente do Conselho do Itaú Cultural, não imaginei que a reunião seria tão descontraída. Eu não estava somente numa reunião com uma pessoa de uma enorme trajetória profissional, eu estava no ateliê de um artista. Uma conversação dinâmica e fluente onde as ideias pareciam pipocar no amplo pé direito branco do escritório da Base 7 Projetos Culturais, onde Ricardo, Sócio-Diretor, brindava-me com o privilégio de uma troca de ideias muito revigorante.

Profundidade é a palavra que usaria para definir as conversações com Ricardo Ribenboim. Uma profundidade que, no contexto da personalidade de Ricardo, me faz lembrar uma palestra do Dr. Paurav Shukla, Professor sênior da Universidade de Brighton - UK, na qual fala do conceito "Deep Luxury" como uma manifestação do refinamento que surge quando a profundidade do conteúdo vai ao encontro com a forma. Assim é como surgiu o natural interesse de criarmos uma parceria de sucesso que unisse a ampla experiência e visão cultural do Ricardo com o extenso portfólio de conteúdos do I-VBA, e tudo isso numa mistura de estilo, design e bom gosto, retratando muito bem as características mais inerentes das partes.

Portanto, é para mim um prazer ter o privilégio de apresentar, não somente um novo amigo e parceiro, mas também a um novo Embaixador do Instituto I-VBA. Um convite feito à luz de quem tem uma visão sócio-cultural além das fronteiras da atuação profissional, permitindo assim que sua participação venha a somar experiência e qualidade a uma equipe que tem como denominador comum: uma mente decididamente diferente!

---------------

Ricardo Ribenboim é Administrador cultural, designer gráfico e artista plástico. É especialista em Concepção Curatorial, Gestão de Programas Culturais e de Imagem Corporativa. Foi Diretor Superintendente do Instituto Itaú Cultural de 1997 a 2002, Diretor do Paço das Artes em 1996 e 1997, Diretor do Escritório Gema Design de 1986 a 1995.

Participou de instituições no papel de Consultor do The Museum of Fine Arts Houston para assuntos da América Latina, Presidente do Conselho do Instituto Pensarte, membro dos Conselhos do Instituto Arte na Escola, da Fundação do Exército para a Sociedade Civil e da Casa de Cultura de Israel, Vice-presidente Cultural do GIFE - Grupo de Instituições Fundações e Empresas Sem Fins Lucrativos, de 1999 a 2002, integrante do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura de 1992 a 1995 e dos Conselhos Municipal e Estadual de Cultura de 1993 a 1994. entre outros.

Desde 2002 é diretor da empresa Base7 Projetos Culturais como responsável pelo planejamento e concepção de projetos de exposição e museus e é Presidente do Conselho Consultivo do grupo Ink e do Instituto Arte + Ambiente.

Read 15317 times Last modified on Domingo, 18 Agosto 2013 19:27
Juan Manuel Valladares

Presidente Executivo
Instituto I-VBA

Website: www.ivba.org.br

I-VBA - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social © COPYRIGHT 2010-2021 Instituto I-VBA - Todos os direitos reservados.
Powered & Designed by Obrela - Mercader.