Tomando em conta meu gosto por livrarias e sendo já um cliente muito assíduo delas aqui no Brasil, permitia-me, na conversa com Rafael, ter uma clara opinião das diferenças de cada uma delas. Porque visitar uma livraria não é para comprar um item somente; isso qualquer pessoa pode fazer pela Internet. Dar-se ao trabalho de ir até uma livraria é para vivenciar uma experiência. E esta experiência começa logo na porta da livraria, na maneira como você é recebido e atendido, independentemente de comprar algo ou não. Posteriormente você é capturado pelo design do ambiente, pelas cores, a iluminação e a sensação agradável de se sentar a olhar um livro enquanto sua tarde passa. E este é o ambiente que sempre tem me agradado da Livraria da Vila, a qual agora frequento muito mais perto de casa na sua nova loja no Shopping JK Iguatemi.
Sabendo da importância que uma livraria tem no contexto sociocultural de uma cidade e considerando que o núcleo de ação do Instituto I-VBA é a divulgação de conhecimento global de qualidade, certamente que uma parceria com uma livraria seria um passo absolutamente natural em nossas atividades no Brasil. É por isso que a conversa com Rafael deixou-me tão contente, porque a sinergia de interesses, objetivos e concepção estética nos permitia visualizar uma ação conjunta que beneficiaria a sociedade, através de atividades culturais, no estilo das ricas tertúlias que acompanharam minha infância.
Em nome do Instituto I-VBA tenho o prazer de apresentar a Livraria da Vila - através da sua presença no Shopping JK Iguatemi - como um novo e importante parceiro do I-VBA.