Follow
Português (Brasil)English (UK)
Sexta, 16 Maio 2014 19:19

Parceria com a Livraria da Vila

Written by 
Rate this item
(2 votes)

Livraria da VilaMinha infância, na casa de meus avós, é um dos capítulos mais importantes da minha vida. Foi lá que minha paixão pelas artes e pela literatura surgiu. Dentro do contexto de vida de uma tradicional família chilena, vivenciei uma rotina marcada por rituais sociais e de costumes, que se avivavam ao redor de tertúlias (saraus intelectuais) que enchiam a casa com visitantes das mais diversas naturezas contextuais.

Foi justamente meu avô, que com amor e paciência ensinou-me a importância de uma boa escrita - com uma letra clara e redonda que permitisse uma boa comunicação das ideias, pensamentos e sentimentos - que, segundo ele, seriam elementos de cultivo fundamentais durante minha vida adulta. Foi lá, em sua biblioteca, que passei minhas melhores tardes de verão. A quantidade e diversidade de livros em tom sépia, com aquele cheiro inconfundível e meloso, certamente marcaram minha afeição por livros, revistas e artigos.

Quando cheguei ao Brasil sete anos atrás, Renata, que viria a ser minha esposa algum tempo depois, levou-me em minha primeira visita a uma livraria em São Paulo, livraria que ela adorava de paixão. Foi lá, na Rua Fradique Coutinho, 915, no bairro de Pinheiros, que adquiri meu primeiro romance em português: "Budapeste" de Chico Buarque.

Naquela época não imaginava que a vida, anos mais tarde, iria me permitir voltar à mesma livraria, nesta nova oportunidade para tomar um café e desfrutar de uma muito agradável conversa com Rafael Seibel, um dos donos da Livraria da Vila.

Tomando em conta meu gosto por livrarias e sendo já um cliente muito assíduo delas aqui no Brasil, permitia-me, na conversa com Rafael, ter uma clara opinião das diferenças de cada uma delas. Porque visitar uma livraria não é para comprar um item somente; isso qualquer pessoa pode fazer pela Internet. Dar-se ao trabalho de ir até uma livraria é para vivenciar uma experiência. E esta experiência começa logo na porta da livraria, na maneira como você é recebido e atendido, independentemente de comprar algo ou não. Posteriormente você é capturado pelo design do ambiente, pelas cores, a iluminação e a sensação agradável de se sentar a olhar um livro enquanto sua tarde passa. E este é o ambiente que sempre tem me agradado da Livraria da Vila, a qual agora frequento muito mais perto de casa na sua nova loja no Shopping JK Iguatemi.

Sabendo da importância que uma livraria tem no contexto sociocultural de uma cidade e considerando que o núcleo de ação do Instituto I-VBA é a divulgação de conhecimento global de qualidade, certamente que uma parceria com uma livraria seria um passo absolutamente natural em nossas atividades no Brasil. É por isso que a conversa com Rafael deixou-me tão contente, porque a sinergia de interesses, objetivos e concepção estética nos permitia visualizar uma ação conjunta que beneficiaria a sociedade, através de atividades culturais, no estilo das ricas tertúlias que acompanharam minha infância.

Em nome do Instituto I-VBA tenho o prazer de apresentar a Livraria da Vila - através da sua presença no Shopping JK Iguatemi - como um novo e importante parceiro do I-VBA.

Read 6831 times Last modified on Sexta, 16 Maio 2014 19:58
Juan Manuel Valladares

Presidente Executivo
Instituto I-VBA

Website: www.ivba.org.br

I-VBA - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social © COPYRIGHT 2010-2021 Instituto I-VBA - Todos os direitos reservados.
Powered & Designed by Obrela - Mercader.