Follow
Português (Brasil)English (UK)

Editorial (14)

O 'I-VBA Magazine' é um meio de comunicação direto e simples, através do qual os membros do Instituto, assim como os nossos parcerios, compartilham os seus pontos de vista com a sociedade através das diferentes seções disponíveis.

Sexta, 16 Maio 2014 19:19

Parceria com a Livraria da Vila

Written by

Livraria da VilaMinha infância, na casa de meus avós, é um dos capítulos mais importantes da minha vida. Foi lá que minha paixão pelas artes e pela literatura surgiu. Dentro do contexto de vida de uma tradicional família chilena, vivenciei uma rotina marcada por rituais sociais e de costumes, que se avivavam ao redor de tertúlias (saraus intelectuais) que enchiam a casa com visitantes das mais diversas naturezas contextuais.

Foi justamente meu avô, que com amor e paciência ensinou-me a importância de uma boa escrita - com uma letra clara e redonda que permitisse uma boa comunicação das ideias, pensamentos e sentimentos - que, segundo ele, seriam elementos de cultivo fundamentais durante minha vida adulta. Foi lá, em sua biblioteca, que passei minhas melhores tardes de verão. A quantidade e diversidade de livros em tom sépia, com aquele cheiro inconfundível e meloso, certamente marcaram minha afeição por livros, revistas e artigos.

Quando cheguei ao Brasil sete anos atrás, Renata, que viria a ser minha esposa algum tempo depois, levou-me em minha primeira visita a uma livraria em São Paulo, livraria que ela adorava de paixão. Foi lá, na Rua Fradique Coutinho, 915, no bairro de Pinheiros, que adquiri meu primeiro romance em português: "Budapeste" de Chico Buarque.

Naquela época não imaginava que a vida, anos mais tarde, iria me permitir voltar à mesma livraria, nesta nova oportunidade para tomar um café e desfrutar de uma muito agradável conversa com Rafael Seibel, um dos donos da Livraria da Vila.

Geraldo SetterGostaria de lhes apresentar o Geraldo Setter, que está a cargo do Desenvolvimento de Negócios no I-VBA.

Geraldo é engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e Insper (MBA). Atualmente cursa mestrado em administração de empresas (MSc) também pelo Insper. Com mais de vinte anos de experiência profissional principalmente na área de finanças, ocupou posições executivas em empresas como Andersen Consulting / Accenture, BankBoston, Philips, Promon, Grupo Rossi e Valor Econômico, dentre outras.

E o que faz um executivo com perfil corporativo em uma ONG?

Uma vez me pediram para dar uma palestra em um evento vinculado a Organizações do Terceiro Setor. Perguntaram-me o que eu teria para dizer aos participantes, nossos colegas de atividade social. Eu respondi que gostaria de falar de um tema em particular: ONG S.A. / Foco na geração da abundância. Aparentemente minha resposta causou surpresa, possivelmente pela abordagem tão direta ao assunto. Mencionei que uma palestra como aquela tinha um objetivo bem mais simples: criar um diálogo multidisciplinar aberto, convidando os atores do setor corporativo para compartilhar, não suas experiências de gestão, nesta oportunidade, mas sim seus conhecimentos comerciais para a geração de receitas que permitam viabilizar os objetivos institucionais das ONGs.

Quarta, 06 Junho 2012 00:15

Parceria com a JWT - Brasil

Written by

JWT BrasilSem lugar a dúvidas que no I-VBA o entendimento que temos de algumas coisas é bastante diferente do tradicional ou costumeiro no mercado. Não fazemos isso porque queiramos nos destacar através de um fato diferenciado, senão porque simplesmente temos um olhar que - dentro do contexto da diversidade - possa contribuir de alguma maneira com o desenvolvimento social brasileiro. Esse atrever-se a ter uma visão diferente é o que muitas vezes permite ao ser humano realizar grandes conquistas. Acredito que este tenha sido um dos grandes fatores que fez da JWT uma das agências de publicidade mais importantes do mundo, a qual estou tendo o prazer de apresentar neste artigo.

Nós esperamos também atingir nossas conquistas, mas isso não o conseguiremos sozinhos. Nada realmente importante pode ser conquistado por uns poucos. Por este motivo que o I-VBA - dentro do seu contexto de contribuição e desenvolvimento social no Brasil - sempre escolhe seus parceiros e aliados dentro do mais destacado do acontecer nacional e internacional, porque só com os melhores é que conseguiremos depurar cada vez mais nossa atuação social.

Base7Alguém poderia imaginar que surgiria uma instituição que dá visibilidade a ações que muitas vezes ficam no limbo por não terem meios de se comunicar?

E que essa instituição entende a importância do significado dessa ação? E que o reflexo da atuação da instituição agrega valor à fonte produtora e com isso reposiciona o produto final?

Pois é, existem empresas que desenvolvem projetos culturais, algumas que além de criarem seus projetos os realizam com leis de incentivo, poucas que o fazem sem o uso dos incentivos fiscais e menos ainda as que conseguem captar satisfatoriamente os recursos e realizá-los a contento. Praticamente quase nenhuma empresa consegue agregar os custos de divulgação em seu planejamento porque este impacta no valor final do projeto e muitas vezes o inviabiliza.

House of Radon - Creative AgencyVivemos numa comunidade global que permite a colaboração e compartilhamento através das fronteiras. A tecnologia tem permitido que as sociedades se beneficiem de uma grande base de conhecimento e criatividade para um bem social maior. "House of Radon" é uma agência criativa onde temos explorado como as novas ferramentas provêem os meios para compartilhar nossas histórias e nos aproximar da sociedade através de muitos dos nossos projetos.

Uma grande história faz você pensar acerca dela, falar sobre isso, e compartilhá-lo com os outros; esta é a principal motivação de "House of Radon" para criar. Entendemos que toda a tecnologia e criatividade no mundo estarão perdidas se não tiver significado - e este entendimento repercute em todo o nosso trabalho.

Em 2009 começamos a filmar nosso próprio documentário, auto-financiado, chamado PressPausePlay, que fala sobre a cultura democratizada. O filme premiado estreou este ano no SXSW e desde então tem viajado o mundo através de festivais de cinema, exibições privadas e na Internet com cobertura nos principais jornais, blogs e mídias sociais.

House of Radon - Creative AgencyA base conceitual do trabalho do Instituto reside em ser um gerador de conteúdo que trata dos tópicos mais importantes de interesse global da sociedade, comunicando-os através de um olhar diferenciado e altamente criativo na produção e desenvolvimento de Projetos.

Isto permite que a sociedade possa se beneficiar de uma base de conhecimento que lhe dê, através de diversos veículos que vão desde palestras, seminários, workshops, e documentários, até projetos literários, artísticos e culturais, acesso às tendências sociais que estão marcando o rumo da humanidade, conseguindo envolver-se em iniciativas que gerem mudanças pessoais e, portanto, da comunidade na qual habitam. A maneira como uma sociedade pensa de si mesma é como ela se desenvolve, constrói e apresenta.

Por este motivo é que a escolha dos parceiros locais e internacionais que o I-VBA faz é muito criteriosa, pois como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público temos uma responsabilidade muito alta com a sociedade, pelo que nos preocupamos de entregar a ela o melhor.

E considerando que a criação de conteúdo é um dos aspectos mais relevantes na construção de projetos, é com grande prazer que apresento a empresa Sueca "House of Radon", com quem o I-VBA tem uma aliança estratégica exclusiva para o desenvolvimento de projetos em Social Business.

Pagina 1 de 2

I-VBA - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social © COPYRIGHT 2010-2021 Instituto I-VBA - Todos os direitos reservados.
Powered & Designed by Obrela - Mercader.