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Coluna - Metrópoles (4)

Esta Coluna está a cargo de Geraldo Setter, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios no I-VBA.
A Coluna "Metrópoles", no I-VBA Magazine, tem como objetivo criar um espaço de opinião dos diversos profissionais e atores do setor corporativo, bem como do mundo acadêmico, podendo assim compartilhar suas experiências, conhecimentos e ideias em relação ao desenvolvimento social no Brasil.
Esta Coluna pretende criar um vínculo de comunicação entre os diferentes setores da sociedade ao redor de um objetivo em comum: geração de abundância numa sociedade melhor desenvolvida.

Fomento Cultural

O Brasil amargou longo tempo de escuridão nas décadas de 60, 70 e início dos anos 80, no século passado. A ditadura militar empobreceu a legislação brasileira em todos os sentidos.

A devolução do poder aos civis era, certamente, o único caminho para o retorno ao estado de direito.

Por conta dessa mudança obrigatória e obviamente justa, iniciou-se um caminho sem volta para a democratização do País com a elaboração da Constituição Cidadã pela Assembleia Nacional Constituinte (1987 e 1988).

O Brasil precisava de todos para uma união de classes, de ideias e ideais que viria a ser compilada em uma das mais complexas constituições do planeta.

Entre todas as inclusões de cunho social, direitos e princípios norteadores para a vida de todos os cidadãos, foram incluídas novas formas de institucionalização com o intuito de integrar a sociedade em um novo contexto de desenvolvimento social.

Segunda, 16 Setembro 2013 15:50

A Arte dos Sentidos no Beachwear Brasileiro.

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Beachwear BrasileiroQuando fui convidada a escrever uma matéria falando sobre a minha experiência de como incorporar a arte dos sentidos em minhas criações, dentro de um negócio bem sucedido, fiquei em dúvida por onde começar. Daí me lembrei da afirmação bastante difundida de que o Brasil é a terra das oportunidades e conclui que esse seria um bom começo.

Acredito, sim, que no Brasil há oportunidade para desenvolver boas ideias, mas justamente pela renda do brasileiro estar crescendo e isso fomentando as vendas no varejo, os consumidores estão ficando mais exigentes e buscando produtos diferenciados e inovadores.

No mercado onde atuo – o beachwear – o Brasil tem uma tradição toda especial, por ditarmos a bastante tempo as tendências da moda praia para o mundo. Podemos dizer que o Brasil está para o biquíni assim como a Europa está para a alta costura. Logo, esse mercado fica bastante aquecido tanto no verão de Estados Unidos e Europa, como no verão brasileiro.

Segunda, 20 Maio 2013 16:49

Live Marketing

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Live MarketingHá já algum tempo vivemos, de maneira acelerada, a transformação da comunicação como instrumento de convencimento e de construção de relacionamento entre anunciantes e consumidores.

O Marketing Promocional foi um dos principais impulsionadores dessa transformação uma vez que, há quase vinte anos, sua importância vem crescendo expressivamente no planejamento das marcas – ganhando status de imprescindível – e ainda deixando alguns céticos renitentes de boca aberta quando ouvem de seus contratantes: “vamos usar esta verba para uma promoção”.

O difícil era entender que os filmes deveriam ser criados para vender a promoção, não o produto. O responsável pela venda do produto era a força da promoção. Porém, isso já é passado! Os novos criativos do mundo 2D já entenderam a necessidade de ter um especialista da comunicação viva no planejamento de suas estratégias.

Hoje, mais uma vez, o mundo orgânico da comunicação promocional está se reinventando e surge uma nova denominação para identificar empresas que fazem ações de marketing vivo. As agências de LIVE MARKETING.

Quinta, 28 Março 2013 14:38

O que é Social Branding?

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Coluna MetrópolesDia destes, navegando na internet, acabei por me deparar com uma explicação muito interessante – e sucinta – sobre Social Branding. Interessante não porque fornecesse conceitos teóricos profundos sobre o assunto, mas sim pela rápida referência que fazia a um tema mais amplo antes de dizer algo quase óbvio.

Na realidade a explicação remetia inicialmente ao chamado tripé da sustentabilidade, onde o resultado econômico mais as responsabilidades social e ambiental são as condições a serem atendidas para que uma empresa deixe claro que já ultrapassou o modelo tradicional de negócios.

Ora, sabemos que não é possível falar em sustentabilidade em uma empresa caso o resultado econômico que perpetue a mesma não seja atingido. Somente a partir de tal situação é que a empresa passa a se ocupar – naquilo que ultrapasse as exigências meramente legais – com as questões sociais ou ambientais.

Feita essa referência ao tripé da sustentabilidade, a explicação prosseguia, com simplicidade e candura, dizendo que uma marca com preocupação social é uma marca como qualquer outra no mercado.

Assim, Social Branding é criar uma relação simpática – e verdadeira – com a sociedade!

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